QUEM FOI LIMA DE FREITAS?

LIMA DE FREITAS
Lima de Freitas (1927 - 1998) foi um grande pintor setubalense, desenhador e ensaista português que ilustrou mais de uma centena de livros, de que se destacou PORTO DO GRAAL publicado pela editora Ésquilo em Março 2006, com textos e ilustrações de cariz filosófico e esotérico relacionado com a “Alma Lusa” ligada à história oculta de Portugal de que era um profundo conhecedor ou estudioso.
As suas obras de arte revelam um profundo conhecimento da tradição mítico-espiritual portuguesa que através dele se revestem de uma grande riqueza. Autor de inúmeras obras, incluindo murais de azulejos de que se destacam os 14 painéis na estação do Rossio, tudo fora inspirado nos Mitos e Lendas de Lisboa, capital de Portugal (Porto-Graal ou Porto da Paz), lugar de Luz ou “Lux-Citânia”, que falta cumprir-se numa Nova Era Universal, a do "V Império" no dizer de Fernando Pessoa ou do Padre António Vieira.
Mestre Lima de Freitas sabia tudo isso e só poucos entenderam a mensagem que passou nas suas pinturas que podemos ver abaixo. Escreveu também prefácios e publicou diversos textos, tendo sido agraciado com diversos prémios. Foi também um respeitável mestre da Maçonaria (Regular) como de resto o poeta setubalense Bocage cujo nome consta num painel de figuras destacadas daquela Ordem e foi dado à Rua onde se situa a Qtª da Regaleira ou a "Mansão Filosofal" de Portugal, em Sintra.
Aqui ficam pois algumas pinturas de Mestre Lima de Freitas, pouco conhecidas de resto pela maioria da população setubalense e nacional, muitos não entendendo sequer a mensagem e riqueza simbólica dos seus quadros cheios de significados, cuja beleza no entanto pode ser apreciada tanto por leigos como por eruditos, aparte uma minoria mais informada.
O Graal O Mensageiro
Preste João
O Milagre das Rosas
O Jardim das Hespérides
O Encoberto
A Montanha da Lua - Sintra

0 Comentários