"Não é compatível" ser Católico e Maçon


"Não é compatível" ser católico e maçon
Fotografia © João Girão/Global Imagens

O Cardeal Patriarca de Lisboa lembrou hoje as origens canónicas da maçonaria, mas recordou que, do ponto de vista da Igreja, ser católico e maçon é incompatível.

D. José Policarpo recordou hoje que a origem da maçonaria é "canónica" e que "nasceu dentro da igreja, porque foi uma espécie de fraternidade dos construtores de catedrais".
Mas, o Cardeal Patriarca de Lisboa discorda que seja compatível ser maçon e católico. "Não é possível, porque rejeitam aquilo que é essencial para nós, a aceitação da palavra de Deus e a revelação sobrenatural", frisou.
Uma declaração que ganha outros contornos tendo em conta que Fernando Nobre, presidente da AMI, assumiu na sexta feira ser maçon. Da mesma forma que já tinha dito ser católico, na altura em que se candidatou a Belém. "Sou [maçon] embora adormecido, não vou à loja do Grande Oriente Lusitano há mais de dois anos e faço minhas inteiramente as palavras de António Arnaut. As pessoas que se assumam porque os maçons durante todo um percurso histórico foram violentamente perseguidos por todas as ditaduras", referiu na SIC Notícias.
Numa das ocasiões que Nobre falou publicamente sobre o seu catolicismo, mostrou também ter opiniões divergentes da Igreja. Sobre o casamento homossexual, o presidente da AMI disse em 2010 não concordar com a designação, mas sublinhou que se tratava de "uma questão de direitos humanos". Também sobre o aborto, Fernando Nobre considerou que a lei é "adequada à situação atual" de forma a evitar "bebés encontrados nas sanitas e fragas" como acontecia antes.

"PARTE 2 ª COM MAÇONARAI VOLTA A ATACAR"

Políticos não têm de assumir que são maçons

O Cardeal Patriarca de Lisboa defendeu hoje em Fátima que os políticos não têm de assumir a sua ligação à maçonaria.
À margem da reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, a que preside, D. José Policarpo disse não ver "uma relevância muito grande" que assumam que são maçons. "A páginas tantas também vão ter de assumir que são do Sporting ou do Benfica? Não. Não me parece que seja necessário", reforçou.
O Cardeal Patriarca adiantou que a maçonaria faz parte da sociedade e tem influência na vida política. "Só me admiro é que haja pessoas a surpreenderem-se com isso neste momento", acrescentou.
D. José Policarpo salientou, no entanto, que "outra coisa é se a maçonaria enquanto tal teve influência direta em coisas políticas" e isso "já não é aceitável".
Para o Cardeal Patriarca, é curioso que "a própria maçonaria que se primava pelo secretismo do seu dinamismo comece a ser forçada a vir para a luz do dia a declarar-se mais".
Políticos não têm de assumir que são maçons 
Fonte:DN

"Eu gostaria de saber afinal este Papão de Bolachas é da Rua Sésamo  ou da Maçonaria? Ora está contra ora a favor!!Quem vai entender??"

0 Comentários