Opus Dei agarra cúpula da Igreja

Nomeação do jornalista da cadeia de TV Fox para a direcção de comunicações do Vaticano é vista como uma estratégia da Opus



Jornalista americano foi encarregado da comunicação do Vaticano




Aumentar a eficácia da comunicação, fazendo chegar a mensagem mais longe e de forma clara, e melhorar o relacionamento com a comunicação social são as justificações apontadas pelo Conselho Pontifício das Comunicações Sociais para a contratação, na semana passada, do jornalista norte-americano Greg Burke para director de Comunicações do Vaticano.
Mas essa é a versão oficial, porque o que se comenta nos corredores da Santa Sé, e muito particularmente nos chamados espaços media, como a Sala de Imprensa, o jornal ‘L’Osservatore Romano’ ou a Rádio e Centro Televisivo do Vaticano, é que este foi mais um passo largo na conquista de poder por parte do Opus Dei na hierarquia da Igreja Católica.
É que, desde a saída, em 2006, do espanhol Joaquín Navarro-Valls, que durante mais de duas décadas foi o rosto de comunicação do Papa, que o movimento fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer não tinha um elemento da sua organização num lugar tão destacado da estrutura comunicativa do Supremo Pastor da Igreja.
CONHECEDOR DO VATICANO
Greg Burke tem 52 anos e desde os 27 que acompanha assuntos ligados à Igreja, como correspondente em Roma. Com acreditação permanente junto da Santa Sé (vaticanista) desde há mais de duas décadas, Burke começou na agência National Catholic Register, passou pela revista ‘Time’ e nos últimos dez anos foi correspondente da cadeia televisiva americana Fox News.
É, portanto, um profundo conhecedor do Vaticano e de toda a orgânica comunicativa do coração mundial do catolicismo.
Conhece pessoalmente a esmagadora maioria dos cardeais, mantendo relações estreitas com praticamente todos os que lideram as congregações e outros dicastérios da Cúria. 
Fonte: Correio da Manhã

0 Comentários