“Escola de tolerância religiosa” é aberta na Alemanha

Cristãos, judeus e muçulmanos aprenderão a conviver desde cedo.


“Escola de tolerância religiosa” é aberta na Alemanha“Escola de tolerância religiosa” é aberta na Alemanha
A cidade alemã de Osnabrück possui comunidades das três religiões monoteístas do mundo. Meninos e meninas cristãos, judeus e muçulmanos começaram hoje (5) as aulas em uma nova escola religiosa de educação primária. O intenso interesse da mídia aumentou o entusiasmo dos alunos.
As aulas de leitura, escrita e matemática são importantes, mas o que chama tanta atenção é a educação religiosa.
“O dia a dia escolar respeitará os costumes de cada religião”, explicou Birgit Joring, a diretora do colégio. Ela ressaltou a importância de que cada aluno esteja consciente de suas raízes e por isso as aulas de religião serão dadas separadamente. Somente nesses casos os alunos ficam separados, com cada professor falando sobre a história e os ensinamentos pertinentes a cada confissão religiosa, explica Annett Abdel-Rahman, professora de religião islâmica.
O foco principal é cultivar a tolerância desde cedo, por isso a celebração das festas religiosas serão explicadas a todos. Sendo assim, os alunos também aprenderão os conceitos das outras religiões. Isso não deve fazer apenas com que as crianças encontrem um denominador comum, mas que aprendam a dialogar sobre seus respectivos costumes.
O diretor do departamento de Educação do bispado de Osnabruck, Winfried Verburg, parabenizou o intercâmbio religioso que ocorrerá neste colégio: “A ideia é que cristãos, muçulmanos e judeus não apenas frequentem a mesma escola, mas “construam” escolas juntos, que vivam sua própria religião, mas possam aprender uns com os outros para que não haja conflitos religiosos. As comunidades religiosas também devem aprender com esta cooperação”.
Um porta-voz do bispado de Osnabruck enfatiza que as crianças serão educadas em suas respectivas confissões, mas o objetivo maior é estimular o respeito e a tolerância, informou. No momento são 38 crianças matriculadas: 13 católicos, 6 evangélicos, 8 muçulmanos, 2 judeus, um ortodoxo grego e oito “sem filiação religiosa”.
A escola atualmente é apoiada pela Fundação Escolar da Diocese Católica de Osnabrück, a comunidade judaica de Osnabrück, a Associação Islâmica Shura Niedersachsen, a Associação Nacional DITIB da Baixa Saxônia e a prefeitura da cidade de Osnabrück.
O crescimento do interesse é devido, em parte, ao sucesso do jardim de infância judaico-cristão “Rei Davi”, outro projeto-piloto inter-religioso de Osnabrück, que abriu no ano passado.
Traduzido de Noz.de

0 Comentários