Os 7 benefícios da crença em Deus...


Muitas pessoas aderem à religiões para o bem de suas almas, mas verifica-se que a participação regular em atividades baseadas na fé é bom para o corpo e a mente também. Confira uma lista das  áreas da sua vida em que a crença em Deus pode influenciar.



7. Contribui para não se empanturrar de comida

Em um estudo publicado em janeiro de 2012 no Jornal de Psicologia da Personalidade e Social, pesquisadores expuseram aos alunos referências de Deus em testes e jogos. Comparado com os alunos que viram referências de objetos agradáveis, mas não religiosa, os participantes que foram influenciados pela religião tiveram mais controle para resistir à tentação de guloseimas. Em outras palavras, escreveram os pesquisadores, pensar em Deus pode ser um benefício para o autocontrole, dependendo de que parte de sua vida que você está tentando dominar.

6. Coloca um sorriso no seu rosto

Os tementes a Deus tendem a ser mais felizes do que os não-crentes. Este impulso de felicidade não vem de qualquer denominação ou crença, mas das alegria social de fazer parte de serviços regulares. Reunir-se em uma igreja, templo ou sinagoga permite que as pessoas construam redes sociais, laços mais estreitos e, em última instância, de satisfação na vida. O dado é da pesquisa publicada em dezembro de 2010 na Revista American Sociological.


5. Aumenta a auto-estima 


A crença pode fazer você se sentir melhor sobre si mesmo, despertando o sentimento de fazer parte de sua cultura. Pessoas que são religiosas têm maior auto-estima e melhor ajustamento psicológico do que as pessoas que não são, de acordo com estudos. Este benefício é válido para pessoas que vivem em países onde a religião é permitida.



4. Alivia a ansiedade


Pensar em Deus pode ajudar a aliviar a ansiedade associada a cometer erros. Em outras palavras, os crentes lidam com contratempos graciosamente, de acordo com um estudo de 2010. Esse benefício não funciona para os ateus: O estudo também descobriu que os descrentes eram mais estressados ​​quando pensavam em Deus e nos erros cometidos.




3. Protege contra os sintomas depressivos


Recuperar-se de depressão é mais fácil quando há o apoio de uma crença. De acordo com um estudo publicado em 1998 no American Journal of Psychiatry, pacientes mais velhos que foram hospitalizados por problemas físicos, mas também sofriam de depressão recuperaram-se melhor de suas lutas mentais se a religião era uma parte de suas vidas. Recentemente, os cientistas relataram no Journal of Clinical Psychology em 2010 que a crença em um Deus amoroso melhora a resposta ao tratamento psiquiátrico em pacientes deprimidos.


2. Motiva visitas ao médico

De fato, a religião está ligada à saúde em geral, possivelmente porque os crentes têm mais apoio social, habilidades no enfrentamento de crises e uma auto-imagem positiva. Fiéis regulares são mais propensos a ter cuidados preventivos, como mamografias. É o que mostra um estudo de 1998, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que 75% das 1.517  mulheres membros de uma igreja realizaram exames regularmente, índice melhor do que as de não crentes.


1. Reduz a pressão arterial


As pessoas que frequentam a igreja, muitas vezes têm pressão arterial mais baixa, de acordo com um estudo de 2011 realizado na Noruega. Os participantes que foram para a igreja pelo menos três vezes por mês tiveram pressão arterial 1 ou 2 pontos mais baixos do que os não-participantes. Resultados semelhantes foram observados nos Estados Unidos.


Os benefícios parecem atrelados à forma como crentes fiéis estão envolvidos na rotina de sua igreja. Os fiéis podem obter aulas de como lidar com o stress e ansiedade a partir do púlpito, de acordo com os pesquisadores, ou eles podem receber um impulso de relaxamento, cantando, orando e realizando rituais com os outros.

Fontes: Livescience

0 Comentários