Brasileiros querem uma Igreja mais liberal, aponta pesquisa


O Instituto Datafolha, conhecido por suas pesquisas eleitorais, fez um levantamento nacional, em 166 municípios, entre 20 e 21 de março, sobre questões ligadas à religião.
Brasileiros querem uma Igreja mais liberal, aponta pesquisaEntre os entrevistados,  58% disseram ser católicos e 21% são evangélicos, percentuais similares aos dados do IBGE divulgados em 2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A eleição de Francisco como novo papa foi considerada “ótima” ou “boa” por 74% dos entrevistados. “Regular” por 9%. Apenas 2% acharam “ruim” ou “péssima”.
Mesmo assim, boa parte dos brasileiros, incluindo os católicos, acreditam que a igreja precisa mudar muitas de suas posições tradicionais. Isso afetaria a vida de pessoas no mundo todo.
A principal divergência é sobre o uso de métodos artificiais de contracepção. Cerca de 83% dos entrevistados acredita que a Igreja católica deveria aprovar o uso de preservativos. Em relação aos anticoncepcionais, 77% acreditam que deveriam ser “liberados” pelo papa. Sessenta e um por cento dos brasileiros dizem ser favoráveis a ao uso  da chamada “pílula do dia seguinte”, método contra a gravidez considerado abortivo pela igreja.
Desde 1968, a Igreja Católica afirma considerar todos os métodos artificiais de contracepção como “intrinsecamente maus”. Contudo, afirma que os métodos naturais são moralmente permissíveis.
Bento 16 declarou, em 2010, que o uso de camisinha, em certos casos, seria uma espécie de mal menor. Como, por exemplo, para evitar o HIV/AIDS. Mesmo assim, o Vaticano esclareceu que sua posição doutrinária não mudou.
Por outro lado, a maioria das pessoas acha que o novo papa deveria permitir o divórcio (58%), a ordenação de mulheres para rezar missas (58%) e dar fim ao celibato dos padres (56%).
Em questões como aborto e casamento gay a maior parte dos brasileiros concorda com a orientação católica. Respectivamente, 54% e 57%, acreditam que a igreja deve continuar se posicionando contrária a essas práticas.

0 Comentários