Ateu é expulso da sala de aula no Paraná


roncadorDepois de recusar a participação nas orações que ocorriam no princípio das aulas, um adolescente de 16 anos (que não teve seu nome revelado) foi convidado a sair da classe por sua professora de inglês.

O fato ocorreu no Colégio Estadual General Carneiro, na cidade paranaense de Roncador (a 400 km de Curitiba), no último dia 12, e foi divulgado na tarde de ontem, pelo site de notícias G1.
“Ela entrou na sala e mandou todo mundo levantar para participar da oração. Eu e mais um menino ficamos sentados e ela falou pra gente se retirar da sala. Saímos e quando terminou a oração, ela nos chamou”, afirmou o jovem expulso de sala.
Toda a situação deixou o rapaz bastante constrangido. E ao chegar em casa relatou o fato ao seu tio, que se moveu a favor por também ser ateu.
O estudante, em seguida, comunicou-se com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) através de uma rede social.
A Atea então decidiu colocar à disposição do colégio, alguns embasamentos legais que defendem a conduta de ateus e agnósticos.
Segundo a associação, o artigo 5º da Constituição Federal determina que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença”.
Além deste argumento, o grupo abordou outros dois artigos que abordam o repúdio aos atos de discriminação e a doutrina que declara a exclusão das Igrejas no poder político.
Após o ocorrido, a diretoria da escola decidiu encerrar com as orações antes das aulas, mesmo sendo um hábito natural na cidade, de acordo com um comentário da diretora.
“A cidade tem dois padroeiros e a maior parte da comunidade é religiosa. Todos são habituados a ficar em pé e rezar. (...) A professora não fez isso pra constrangê-lo ou discriminar”, disse a diretora.
O aluno afirmou que ainda é vítima de certo espanto por outros alunos, e diz querer ajudar a acabar com o preconceito contra ateus.

1 Comentários

  1. Jovem de valor, sabe agir quando necessário,é dever da escola ensinar a respeitar as leis não o inverso!
    Defender o Estado Laico é defender o direito de todos inclusive dos religiosos, sera que é tão difícil entender!
    Estamos defendendo a Democracia e a Liberdade!
    Liberdade, quando?

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...