Como fazer um livro das sombras ??

Muitas pessoas acabam por se perguntar : Afinal como faço um Livro das Sombras?
" Como conseguir um meu ?"

Andando  pela net descobri  em um Blog de wicca como fazer um de forma simples passo a citar:

Há muitas encadernações à venda hoje em dia em papelarias que se pode comprar e depois cada um enfeitar conforme seus gostos e possíbilidades... Pode fazer símplesmente um símbolo na capa ou ou fazer muitas outras coisas .O que conta é que tenha a ver consigo.

Outra opção possível é adoptar um dossier como livro das sombras tendo prós e contras...por exemplo pelo lado positivo um dossier é muito bom por poder organizar os seus temas tendo tudo repartido podendo mudar algumas folhas de um lado para o outro etc...
Mas pelo lado negativo ao ser constantemente usado as suas folhas vão se estragar rasgar etc...a não ser que as ponha todas dentro de mícas plastificando-as para as preservar,isso iria ocupar o dobro do volume dentro do dossier, mas isso cada um decide!

Eu decidi fazer um livro manualmente pois eu queria um livro verdadeiramente Meu!
Para que fosse único, então comecei a pesquisar como fazer encadernações mas infelizmente minha pesquisa não ajudou muito pois eu não tinha aquelas maquinarias todas para fazer um grande livro...
Fiquei um pouco frustrada ,mas não desisti ! Em miúda na escola aprendi a fazer um pequeno caderno e pensei...não pode ser assim tão dificil !!!
-----------------------------------------------------------
Então resolvi pôr  mãos à obra e comecei por fazer um pequeno projecto de como desejava meu livro.
Primeiro decidi a quantidade de paginas que teria , eu decidi fazer com uma resma de papel inteira (500 folhas) o que faz um livro enorme ! Mas era assim mesmo que eu queria.
 Como eu queria personalizar decidi fazer um desenho para imprimir em todas as páginas com símbolos especialmente escolhidos por seu significado, fica muito bonito mas também mandar fazer a impressão numa tipografia fica um pouco caro mas gostei do resultado.
Podem fazer uma pequena montagem de um ramo de flores ou com outros motivos mais morbidos ou mais simples conforme seu gosto. Aqui  fica algumas imagens para exemplo.



















Vamos á parte prática...
Feito a preceito as folhas para o livro eram das folhas A3 dobradas ao meio fazendo molhinhos e depois coladas e cozidas (para ficar um livro tamanho A4),mas como eu não encontrei folhas A3 sem ser papel cavalinho(tipo cartolina) fiz mesmo com uma resma de folhas soltas A4 que era o tamanho que eu queria...se quiser fazer com o sistema de folhas dobradas usando folhas tamanho A4 fará um encadernação mais pequena ficando tamanho A5.

Para começar a fazer o livro eu peguei numa folha e medi com uma régua a folha tendo a folha 29,5cm de altura eu marquei a folha fazendo um pontinho a cada cmou seja 29 marcações.


Usei essa folha como uma guia par poder furar as outras...
(prensa em madeira)
 começei por furar com uma agulha grossa mas não dava bom resultado acabei por magoar as mãos e furava poucas folhas...então mudei de táctica , agarrei num molhe de folhas prendi-as numa prença e furei-as com muito cuidado com uma aparafusadora com um broca muito fininha , fui furando pouco a pouco até ter todas  as folhas furadas.


(Caso não tenha acesso a este tipo de prensa para poder fazer o seu livro poderá arranjar uma prensa improvisada usando duas tábuas de madeira e dois grampos que irá fazer o mesmo efeito...)


Depois agarrei em linha de crochê branca (não tinha mais nada)e dobrei a linha passando na agulha grossa e passei a linha nos buracos das folhas cozendo assim todas as folhas para que ficassem bem juntas .Ao estar a linha bem apertada passei cola branca para madeiras na lombarda do livro para que ficasem bem coladas as folhas umas ás outras.( se não tiver cola branca pode utilizar outra como UHU em tubo ) Tenha em atenção:quando fassar a linha aperte bem para isso convém ser uma linha bem resistente se a linha partir tem de retirar essa linha e passar outra .

(as gazes ou ligadura )
(cola branca)





 Ao pôr cola na lombarda das folhas também fui pondo algumas ligaduras ou gases daquelas fininhas de rede  de algodão para certificar que ficavam bem presas e resistentes...(pelo sim ou pelo não !!!não queria que as folhas se soltassem mais tarde com o uso diário do livro).
 Ao acabar este passo de fazer o miolo do livro é necessário verificar se as folhas ficaram certas...caso contrário terão de ser cortadas na guilhotina que hoje em dia há em tipografias.



A CAPA

 Para a capa eu escolhi  um material mais resistente pois devido ao tamanho do meu livro um cartão não chegava para aguentar o peso que iria ter no final e como queria uma capa rigída o contraplacado(uma espécie de tábua muito fina) era o ideal para o meu trabalho...
-Cortei o contraplacado maior que as folhas para que as folhas ficassem mais recolhidas , pois assim ficariam  mais protegidas.

-Cortando 2 peças ,a frente e o fundo da mesma medida ou seja as folhas A4 medindo  21 cm de largura por 29,5 cm  de altura eu dei mais 1cm extra para a capa.
-Ou seja fazendo a capa com 22cm de largura por 30,5 de comprimento.
-Na lateral do livro irá variar conforme a sua expessura no meu eu
cortei uma tira de 5cm de largura por 30.5 cm de comprimento.( para 500 folhas)

                                                  

  
    È preciso ter em atenção o espaçamento entre as duas partes da capa com o centro  pois se não derem espaço suficiente a capa não irá fechar e abrir em condições para puderem manusear o livro.

   Escolham um tecido ou cartolina para colarem na parte de fora das peças para juntar as 3 peças aqui demonstradas. Eu escolhi pôr uma cartolina mas voltei a reforça-la com as ligaduras de algodão e cola branca para ficarem bem reforçadas.



Quanto á parte exterior escolha qual o material desejado pode usar cartolina preta , tecido etc...
Eu escolhi veludo preto para o meu livro.
Então comecei por recortar o tecido para aplicar e ao cortar o tecido é necessário cortar um pouco maior do que a capa ( uns 5 cm a mais )pois terá que ser dobrado para dentro para fazer o acabamento.
Recorte os cantos  do tecido para ficar mais perfeito.
Dobre as margens e cole muito bem colado.



Quanto ao interior da capa é peciso pôr uma cartolina na parte de dentro para ficar bonito (eu escolhi papiro )
Recorte 1cm a menos da capa para ficar um bonito rebordo como acabamento.
Cole tudo com muito cuidado para que fique direito.
Agora já tem as duas partes necessárias para acabar o livro ou seja o miolo e a capa do livro.
Então vamos colar a lombada do livro diretamente no centro da capa, para esta fase é bom que utilize uma boa cola .
Deixe secar.

Quando estiver bem seco poderá então manusear seu livro e pensar em como o vai enfeitar.
Use sua imaginação e faça algo que tenha a ver consigo que lhe diga algo de especial , pode enfeitar com fitas,couro, cristais,madeiras,fazer colagens com o que quiser...
Se tiver geito poderá fazer um trabalhado em estanho como eu fiz o meu  ou apenas pintar alguns símbolos por sí escolhidos.
 Espero que esta informação lhe seja útil para fazer a sua obra de arte mágica.





Este é o resultado do meu trabalho 
Agora meta mão à obra e faça o seu livro das sombras como sempre desejou ter...
NOTA: DEIXE O SEU COMENTÁRIO OBRIGADO

2 Comentários

  1. Nossa, seu livro ficou divino!!! Parabéns pela explicação, ficou super fácil de fazer!!!

    ResponderEliminar
  2. ok obg pela ajudar,eu queria faz um livro do meu jeito e tipo, meu proprio livro fito em casa mas nao sei faz isso como

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...