Pesquisa revela que os evangélicos têm atitudes mais parecidas com Jesus do que os católicos


Marcha para jesusO Barna Group, entidade cristã dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa na qual constatou que os evangélicos são os cristãos que tem gestos e atitudes que mais se assemelham aos de Jesus Cristoem interação com as outras pessoas. No entanto, o estudo apontou também que os evangélicos teve percentual maior na semelhança com atitudes hipócritas dos fariseus.

Do total das 1.008 entrevistas, o resultado apontou que 718 entrevistados, ou 23% dos evangélicos, apresentaram respostas que os classificavam semelhantes com Jesus em relação a seus gestos e atitudes.
A metodologia da pesquisa, que também ouviu os cristãos católicos, conteve a aplicação de 20 perguntas aos participantes, sendo que 10 eram sobre atitudes de Jesus descritas nos Evangelhos e 10 sobre as respostas de Jesus aos fariseus. Do total de cristão católicos, apenas 14% demonstraram ter atitudes e gestos parecidos com Cristo.
O objetivo da pesquisa, de acordo com o Barna Group, era saber se os cristãos tinham, além de ações e atitudes semelhantes a de Jesus, também se eram parecidas com as crenças e os comportamentos dos fariseus, a seita hipócrita de líderes religiosos descritas no Novo Testamento. O estudo apontou também que os evangélicos foram os que atingiram maior percentual de semelhança com atitudes farisaicas, com 38%. No geral, a pesquisa apontou que 51% dos cristãos tiveram respostas na pesquisa que os classificaram como semelhantes aos fariseus.
O presidente do Barna Group, David Kinnaman avaliou, que segundo contatou na pesquisa, muitos cristãos estão mais preocupados com o que eles chamam de injustiça do que com uma autojustiça. “É muito mais fácil apontar o dedo contra a forma imoral da cultura social do que confrontar outros cristãos em seus padrões espirituais confortáveis”, afirmou Kinnaman.
Já a porcentagem de fiéis, tanto evangélicos quanto católicos, que disseram aceitar tomar uma postura parecida com a de Jesus cristo em situações do cotidiano foi considerado baixo. O resultado apresentado foi de 23% de evangélicos e 14% dos católicos que aceitam tomar uma postura semelhante a Jesus.
O presidente do Barna Group enxerga na pesquisa uma oportunidade para revisão de conceitos: “Talvez os pastores e professores podem ter um outro olhar sobre a forma como eles se comunicam. Será que as pessoas de alguma forma passam a mensagem de que a ‘ação correta’ é mais importante do que a ‘postura certa’? Os líderes da igreja têm uma tendência a se concentrar mais em resultados tangíveis, como ações, porque aqueles são mais fáceis de ver e medir do que posturas?”, questionou.
David orientou em um comunicado que a pesquisa é de opinião, por si só, não pode medir a semelhança de Cristo com alguém, ou sua ‘semelhança com fariseus’ totalmente. David afirmou que o objetivo da pesquisa era “criar uma nova discussão sobre os aspectos intangíveis do que representa seguir a Jesus".
Segundo ele, o estudo pretende identificar as qualidades iniciais de Jesus, como a empatia, amor e um desejo de compartilhar a fé com os outros, presentes nos fiéis, ou sua resistência a tais ideais em forma de hipocrisia auto centrada.

0 Comentários