Homem de Aço, Super-homem, é baseado em Jesus Cristo?

homem de açoCom a repercussão do novo filme do Super-Homem, “O Homem de Aço” que será visto nos cinemas americanos nesta sexta-feira (14), um debate foi levantado sobre as claras semelhanças entre o personagem superpoderoso e Jesus Cristo.

Recentemente, um jornal de metrô na Grã-Bretanha divulgou um artigo de blog sobre as 20 razões top por que o Super-Homem é Jesus. Entre os motivos listados estavam, que ambos tinham como pais adotivos, “humildes comerciantes”, superpoderes, poses de crucifixo e barbas.
O autor de Super-Homem: Uma Biografia não Autorizada, Glen Weldon, disse ao The Christian Post da versão em Inglês que, visto que os criadores do Super-Homem, Jerry Siegel e Joe Shuster eram ambos judeus, a alegoria cristã é improvável.
Weldon observou, entretanto, algumas comparações com Cristo em algumas representações cinematográficas de Super-Homem. Entre elas, a de 1978, de Richard Donner. “Marlon Brando entoou um discurso que define os ouvidos de alguém que passou um tempo na Escola Bíblica: ‘Por causa da capacidade para o bem [das pessoas da Terra], eu enviei você a eles,... meu único filho’,” disse Weldon.
Neli Cole, editora chefe e publicadora da fonte de notícias online Super-Homem “Superman Super Site”, disse ao CP que havia fortes paralelos entre o Super-Homem e Jesus.
Ele cita que ambos, a Bíblia e a Revista de História em Quadrinhos de Ação N° 1, tiveram originalmente escritores judeus. Além disso, o seu nome kryptoniano Kal-El, é uma referência judaica direta a Deus.
Ele acrescenta ainda que Jesus foi morto na cruz pelo perdão dos pecados, derrotando o mal, e foi ressuscitado por Deus. Já em 1993, ele aponta que o Super-Homem morreu lutando contra o evento apocalíptico para salvar a humanidade do caminha da destruição. Depois disso, diz Cole, ele foi ressuscitado por seu pai, Jor-El.
O filme Homem de Aço, nova aventura do Super-Homem, estreia nos cinemas dos EUA nesta sexta-feira. O filme é dirigido por Zack Snyder, que tentou reproduzir o personagem sem repetir versões anteriores do cinema e da TV.

0 Comentários