Mulheres conquistam o direito de orar no Muro das Lamentações

Mulheres conquistam o direito de orar no Muro das LamentaçõesNeste domingo (9) um grupo de mulheres ativistas foram para Jerusalém orar no Muro das Lamentações. Elas ganharam o direito de se aproximar do muro na justiça, o que deixou os judeus ultra ortodoxos irados.
As ativistas entraram na justiça com uma ação exigindo os mesmos direitos dos homens para poderem chegar perto do Muro. A permissão foi dada pela Justiça de Israel há cerca de um mês, mas apenas ontem é que as mulheres se reuniram para orar.
Os judeus ultra ortodoxos são contra a decisão e dizem que são eles que fazem as regras, para impedir que eles tumultuassem a reza das ativistas, a polícia precisou montar um esquema de segurança com cordões de isolamento.
Por não terem acesso às mulheres, os religiosos se voltaram contra os ativistas homens que acompanharam o ônibus das mulheres e agrediram também os policiais. Dois judeus ultra ortodoxos foram presos.
A reportagem do Fantástico esteve acompanhando o dia tumultuado em Jerusalém e mostrou a chegada do ônibus com as ativistas, a revolta dos judeus e a prisão dos manifestantes.

0 Comentários