O Hospital Amaldiçoado de Khovrino

Lugares espantosos de Moscou: hospital abandonado em que pessoas desaparecem Em qualquer cidade grande há lugares que gozam de má fama e inclusive famosos pelo desaparecimento de pessoas. O hospital abandonado de Khovrino, no norte de Moscou, é precisamente um desses tais locais. Alguns dizem que ele serviu de protótipo do centro médico recriado no filme hollywoodiano O Hóspede Maldito (Resident Evil), estrelado por Milla Jovovich, no qual se realizavam experiências com vírus terríveis; outros estão certos de que é o principal local místico da capital russa; e, finalmente, há também entusiastas que insistem em ser um portal de entrada para o mundo paralelo. Seja como for, há uma coisa absolutamente incontestável: ao longo de muitos anos, multidões de curiosos são atraídos por esse lugar como as borboletas pela luz. E muitos deles, ao ingressar no hospital abandonado, já nunca conseguem sair, como as borboletas presas dentro de quebra-luz de uma lâmpada.
Eu passei toda a vida no bairro onde se encontra o hospital de Khovrino e sei que os moradores locais o chamam de “hospital assassino”. Por ironia do destino, o local que deveria servir para salvar vidas humanas, começou a matá-las. E no princípio foi assim…
No início da década de 1980, em Kovrino foi começada a construção de um grande hospital multifuncional. Um edifício de 11 andares deveria sediar o centro de saúde regional que possuiria 1.300 leitos, pessoal altamente qualificado e equipamento médico mais sofisticado. Contudo, os planos estavam condenados ao fracasso. Cinco anos mais tarde, quando todas as instalações hospitalares já estavam quase prontas, o projeto foi congelado por tempo indeterminado. Segundo a versão oficial, isso aconteceu por causa de erros cometidos durante a prospecção geológica ainda na fase de desenvolvimento do desenho. Posteriormente verificou-se que o solo não era suficientemente sólido, e o edifício começou a afundar pouco a pouco. No presente momento, o primeiro andar já se encontra completamete debaixo da terra e o porão todo está inundado por água.
O prédio do nosocômio não foi derrubado… Nos 28 anos subsequentes, como qualquer outra obra abandonada, o hospital começou a atrair bandidos, mendigos, satanistas e pessoas em busca de aventura. Acontece que muitas pessoas que entraram no hospítal, não saíram mais. O local é muito perigoso, com buracos nos andares superiores que fazem você cair dezenas de metros, buracos sem janela, fosso de elevador, e tudo mais perigoso que uma obra inacabada pode ter. Eis o que nos relatou um praticante do turismo industrial, Danila Veletsky:
 “Eu moro quase a dois passos do hospital de Khovrino. Quando peguei a paixão pelo turismo industrial, as ruínas de nosso hospital foram, naturalmente, a primeira instalação que examinamos com a turma. Para dizer a verdade, eu não sou rapaz temeroso, mas lembro minhas primeiras impressões como se fosse ontem. O percebia com cada célula de minha pele… Não sei como expressá-lo… Como se alguém me estivesse espreitando da escuridão. E o ar, denso e pegajoso, me deprimia pesando sobre todo o corpo. Por fim, uma energética negativa. Não, é claro que, eu não acredito em fantasmas hospitalares que protagonizam boatos e estórias locais. Nunca os vi. Os sem-teto, sim, às vezes os deparamos. Um par de vezes topamos também com os satanistas. Celebravam aí quaisquer cerimônias, com velas acesas. Pois, nada mais que isso. O edifício fica já bastante arruínado, os poços de elevador estão abertos. Ouvi falar que dentro em breve vão derrubá-lo. Espero que na verdade seja assim. Um conhecido meu morreu aí por dar um passo em falso e cair no poço. Em resumo, é um lugar sinistro. Eu não aconselharia ir para lá sem prévia preparação e equipe…”
Hoje em dia, o prédio do hospital permanece sob vigilância. O terreno foi fechado por cerca de arame, mas as multidões de curiosos em visitar a “morada do mal” moscovita não se esgotam com o passar do tempo. A despeito de tudo, as pessoas encontram ou abrem buracos no cercado para entrar. Porém, às vezes não consiguem encontrar o caminho de volta...
A polícia e outros exploradores carregam o corpo de mais uma vítima do hospital Khovrino.
Fosso de um elevador

0 Comentários