Papa admite 'lobby gay' e corrupção no Vaticano

papaNesta terça-feira, 11, a agência de notícias France Presse informou que o papa Francisco afirmou existir uma rede de corrupção e lobby homossexual na Cúria Romana durante uma audiência ocorrida no último dia 6 com líderes da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosas e Religiosos (CLAR).

“Na Cúria há gente santa, de verdade, há gente santa. Mas também há uma corrente de corrupção, também há, é verdade”, disse o papa segundo o site católico Reflexión y Liberación.
“Hoje se fala de ‘lobby gay’ e é verdade, ele existe... é preciso ver o que podemos fazer”, continuou Francisco confirmando a existência do Vatileaks – um relatório elaborado após o vazamento de documentos confidenciais no início de 2012, que revelam a existência de uma trama de corrupção, nepotismo e favoritismo dentro do Vaticano.
Para tentar modificar a atual situação, o papa deverá realizar uma reforma na Cúria. No entanto, Francisco se disse muito “desorganizado” para realizar a reforma. “A reforma da Cúria Romana é algo que quase todos os cardeais pediram nas congregações anteriores ao conclave. Eu também a pedi. A reforma não pode ser feita por mim”, admitiu o pontífice.
Para realizar a reforma, Francisco designou um grupo de oito cardeais para ajudá-lo na tarefa. “Sou uma pessoa desorganizada, nunca fui bom nisso. Mas os cardeais da comissão vão levá-la adiante”, confirmou.
O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, não deu mais detalhes às agências de notícias internacionais, alegando que a CLAR foi uma reunião privada sobre a qual não poderia ceder informações.

0 Comentários