Papa surpreende ao usar gíria em seu 1º discurso no Brasil: “Cristo bota fé nos jovens”

papa DilmaO Papa Francisco chegou ao Brasil na tarde da segunda-feira (22) para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e surpreendeu os fiéis ao utilizar gíria em seu primeiro discurso em português. Ele disse muito sorridente: “Cristo bota fé nos jovens e também os jovens botam fé em Cristo”. Como previsto, ele desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) por volta das 16 horas da segunda. No aeroporto Galeão, o líder da Igreja Católica foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff e ouviu um coral de 140 crianças entoarem o Hino da Jornada. Em seguida, ele foi, em um veículo regular, para a Catedral Metropolitana de São Sebastião no centro do Rio.

O pontífice argentino pegou congestionamento durante o trajeto e recebeu o carinho da multidão. Apesar de o caminho ser meio conturbado, ele manteve os vidros abertos e foi atencioso em todos os momentos. Na Catedral, o religioso subiu no papamóvel para iniciar um desfile entre os peregrinos até o Theatro Municipal, onde de helicóptero seguiu para o Palácio da Guanabara, no bairro da zona sul carioca, Laranjeiras, para reencontrar a presidenta e outras autoridades.
A afetividade de Francisco chamou muita atenção. Suas primeiras palavras foram: “Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade [...] Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro, nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração”.
E completou sua fala oficial referindo aos jovens: “Vim para a JMJ para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Estes jovens provêm de diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade”.
Todas essas demonstrações de amor e de simplicidade repercutiram positivamente na web e nas mídias tradicionais. Por exemplo, um novo tumblr (plataforma de blogging) surgiu, denominado 55 Motivos para Amar Papa Francisco, trazendo exemplos de suas atividades irreverentes, alegres e humildes, como carregar a própria mala e se hospedar em um quarto singelo, semelhante ao de outros membros da Igreja de menor hierarquia.
No Twitter, ele agradeceu a hospitalidade brasileira: “Obrigado! Obrigado! Obrigado a vocês todos e a todas as autoridade pela magnífica acolhida em terra carioca!”.
Nesta terça-feira (23), Francisco não tem compromissos oficiais. Ele permanecerá na sede da Igreja, em Sumaré (RJ), onde poderá receber visitas e irá descansar.

0 Comentários