Participantes da JMJ terão pecados absolvidos, segundo Vaticano

papaOs mais de 300 mil fiéis, que já se inscreveram para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 22 e 29 de julho, terão seus pecados absolvidos, segundo o Vaticano. O mesmo vale para aqueles que comparecerem ao evento de última hora. Isso porque o Vaticano anunciou nesta semana que será concedida a indulgência plenária aos participantes do evento que trará o papa Francisco ao Brasil. A Igreja Católica anunciou que aqueles “que participarem com devoção nos rituais sagrados e exercícios piedosos que acontecerão no Rio de Janeiro [RJ]” terão a remissão dos pecados.

Essa é uma antiga tradição da Igreja Católica, que concede as indulgências a cada JMJ. O decreto da Santa Sé, na terça-feira (9), só veio confirmar a absolvição dos pecados nesta edição de 2013. O papa Francisco, no entanto, condicionou as indulgências ao cumprimento de dois sacramentos: a penitência (confissão), geralmente descuidada no mundo ocidental católico, que deverá ser seguida pela comunhão eucarística.
A JMJ é o maior encontro internacional de jovens com o líder católico. O evento foi criado pelo Papa João Paulo II em 1984. Em 2011, aconteceu o último encontro, reunindo mais de 2 milhões de pessoas em Madri, na Espanha. A jornada acontece a cada três anos. No Brasil, o evento mudou de data para não coincidir com a Copa do Mundo em 2014. São esperados jovens de diversas regiões do país e também dos vizinhos da América Latina. Igrejas evangélicas estão emprestando seus espaços para receber alguns peregrinos.
Os gastos com a Jornada giram em torno de R$ 120 milhões, totalizando investimentos da União, Estados e Municípios. Boa parte desse montante é gasto com infraestrutura de transporte. Surgiram boatos de que haveria um protesto evangélico contra esses gastos, mas isso foi desmentido pelo pastor Abner Ferreira que reforçou ser contra qualquer manifestação que vise perpetuar tipos de discriminação, preconceito ou intolerância religiosa.

0 Comentários