País europeu remove imagem de Cristo das moedas de euro

País europeu remove imagem de Cristo das moedas de euroO governo da Andorra, pequeno país europeu localizado no nordeste da Espanha e sudoeste da França, acatou o pedido da União Europeia (UE) e retirou a imagem de Jesus das moedas de euro que circulam em seu território.
O pedido foi baseado no princípio de neutralidade em matéria religiosa, ou seja, as imagens de Jesus confrontavam outras crenças.
Diante desta justificativa, o governo do principado considerou o pedido como “razoável e justificado” e resolveu substituir as imagens das moedas de 10, 20 e 50 centavos colocando a imagem de uma torre sineira de uma das igrejas do país.
Andorra tem mais de 80 mil habitantes, deste 86,6% se declaram católicos. No país o governo é dividido entre o presidente da República francesa e o bispo de Urgel no sistema chamado de co-príncipe.
O mesmo pedido feito para o principado de Andorra foi feito em 2012 para a Eslováquia quando a UE pediu que todos os símbolos cristãos fossem retirados das moedas. Porém o governo defendeu seu direito de cunhar sua moeda e deixou imagens dos santos Cirilo e Metódio nas moedas de 2 euros.

0 Comentários