Estranhos anéis de terra são avistados no sul da África

Anéis de terra estranhos são avistados no sul da ÁfricaSegundo o pessoal do History, o surgimento de milhares de círculos nas planícies de Angola, Namíbia e África do Sul estão deixando muita gente curiosa. Segundo o site, existem relatos sobre essas estranhas formações desde a década de 70, e ninguém ainda conseguiu encontrar uma explicação concreta para o seu surgimento. E como você pode imaginar, existe muita especulação sobre o mistério.
Os anéis, também conhecidos como “círculos de fadas”, apresentam tamanhos que variam de 2 a 15 metros de diâmetro, e há que diga que eles são obras de seres alienígenas e até de dragões. No entanto, uma das teorias — proposta pelo biólogo Norbert Juergens, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha — é que os desenhos são obras de cupins, especificamente da espécie Psammotermes allocerus.

O mistério continua

Segundo o biólogo, esses insetos cavam o solo para se alimentar da vegetação de uma determinada área, criando essas formações durante o processo. Conforme explicou o pesquisador, depois de criado o círculo, o solo exposto acaba se tornando estéril, permitindo a infiltração de água. Dessa forma, o líquido armazenado no subsolo cria condições para que a vegetação cresça ao redor das formações, resultando na curiosa paisagem.
Os cupins teriam sido encontrados nas imediações de pelo menos 80% dos círculos, e conforme vão consumindo a vegetação, as formações aumentam de tamanho. Entretanto, — para deixar o mistério mais interessante —, Walter R. Tschinkel, da Universidade Estadual da Flórida, refutou a hipótese do pesquisador alemão, afirmando que os tais cupins não foram encontrados próximo aos anéis.
Enquanto a discussão continua sobre quem seria o autor dos intrigantes “círculos de fadas”, você, leitor, pode contar para a gente nos comentários qual é o seu palpite: alienígenas com muito tempo livre, cupins capazes de ficar invisíveis, dragões artistas? Qual é a sua opinião?

0 Comentários