O Filme Constantine

Não faz muito tempo vi alguém perguntando:

 "O que o filme Constantine tem de Oculto ?"
Capa do filme Constantine  Movie
Então Resolvi fazer um estudo e vir aqui trazer-vos no melhor Blog de Mistérios de Portugal... O que vi no filme e prestando atenção, tem muita coisa, mesmo muita... algumas coisas serão parecidas a de outros sites que por ai andam, mas eu não me limitei a copiar, mas sim a trazer muito mais.
Passo então a deixar aqui algumas das coisas que descobri, apenas informações que podem ser vistas com um pouco de atenção.
Constantine é um filme de 2005 uma adaptação para o cinema do personagem da DC Comics John Constantine, que fez um sucesso tremendo e de certo mudou e agradou tanto a religiosos, como pseudo magistas, estudantes de Ocultismo etc.

O filme começa:

"Quem possuir a lança do destino tem o destino do mundo em suas mãos" 

Logo de principio temos 2 homens  procurando algo em uma igreja, um vestido de vermelho outro de branco, o de vermelho acaba encontrando a lança do destino embrulhada  em uma bandeira Nazi...que por mais estranho que se parece, este achado da-se no México !?☹
Resultado de imagem para marca  da lanca no filme constantine
Vermelho no Ocultismo
É a mais forte das cores e seu grande impulso activo a faz predominar onde se encontra misturada à outras, impondo seu significado de firmeza e bravura. Em sentido negativo indica vingança e não ferocidade como normalmente se pensa. Dá sempre ideia de grande vitalidade que, ocasionalmente, pode redundar em excessos.
As tendências próprias do vermelho são: a paixão, o impulso, a resistência, proporciona valor, alegria de viver e amor à aventura. Por isso, aqueles que o preferem ou se sentem identificados com ele, devem saber controlar-se para que não se vejam exaltados por um excesso de vitalidade que lhes possa resultar fatalmente.

Branco no Ocultismo
Tem sido considerado sempre o símbolo da pureza, contudo as pessoas influenciadas pelo branco se caracterizam por Ter uma mente isenta de complexidades. Trata-se mais de uma tonalidade neutra que depende muito das circunstâncias que rodeiam o sujeito e muito especialmente das cores que a acompanharem. Sua característica primordial será sua desesperante concentração pelos detalhes, por mínimos e poucos importantes que pareçam. Neste sentido costumam ser pessoas que dificilmente estão plenamente satisfeitas, porque quase nada as deixa contentes, mostrando-se muito pouco compreensivas das circunstâncias que ocorrem com as pessoas que os rodeiam

A Lança do Destino: Segundo a lenda "Um soldado pegou em sua lança e perfurou Jesus, e saiu sangue e água". «Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.» (João 19:34)
 (Mateus - Cap. 27, Vs. 49/51)

Essa foi lança que perfurou o tórax de Jesus e foi banhada com seu sangue, a lenda diz que quem a possui-se ganharia o poder de conquista, segundo a lenda ela passou pelas mãos dos grandes líderes do mundo e que Hitler teria sido o último a te-la, isso explica porque ela foi encontrada enrolada em uma bandeira com uma suástica, no filme.
Nota: segundo se da a conhecer a "verdadeira" Lança teria voltado ao museu de Áustria, mas sabe-se também que Himmler, o locou Ocultista, braço direito de Hitler, fazia replicas idênticas de todas as peças que tinham haver com o Oculto ou espiritual, ela foi apreendida em nome do Reich. Ficou por 6 anos na Igreja de Santa Catarina até ser removida para um "local seguro", subterrâneo, pelo tenente Walter William, em 30 de Abril de 1945, coincidente ano em que Hitler perde a guerra e comete "suicídio".... Conclusão não se sabe se a Lança que se encontra na Áustria, seria a verdadeira ou não. Eu não acredito !!!

A marca
Quanto à marca que aparece depois no braço do individuo portador da  Lança, que foi associada ao selo de Mamon, faz lembrar um pouco a famosa marca de Caim imposta por Deus depois deste matar seu irmão, a verdade é que não há nenhuma explicação para a marca em si, mas estudando a minha Vulgata encontrei uma imagem engraçada ora veja-se  ... 
(O portador da lança que tenha um coração puro fará coisas boas, enquanto que um de coração impuro não trará nada de bom, dai vermos o efeito mortal nos búfalos, quando o portador da lança avança  pelo caminho os animais vão caindo mortos...)
Um círculo com uma cruz dentro, também o símbolo astrológico do planeta Terra. O símbolo também pode ser um círculo com um traço vertical e dois cortes horizontais, um em cima do outro. As vezes, a Terra é representada também com um circulo dominado por uma cruz. Aqui a matéria está acima e limita a acção do espírito.
Resultado de imagem para constantine mammon symbol Resultado de imagem para constantine mammon symbol

O táxi 
Em geral os táxis de Los Angeles tem a inscrição como o nome indica, mas no filme aparece bem diferente o táxi diz: "angel city"  cidade do anjo... interessante não?

Isqueiro: O Isqueiro e um possivelmente amuleto de Protecção.
Ele contem os símbolos da medalha de São Bento que protege de várias coisas, como acidentes e demónios contendo a conhecida oração de exorcismo de S.Bento...
Geralmente objectos em metais preciosos e outros dão bons amuletos.
A Cruz de São Bento não é um símbolo mágico que cancela cada dificuldade da nossa vida, mas um meio que pode ajudar a superá-la.
Para tirar os benefícios deste Crucifixo não basta fazê-lo benzer ou usá-lo como talismã, mas são proporcionais ao grau da fé e da confiança colocada em Deus e em São Bento.

Resultado de imagem para marca  da lanca no filme constantine

Amuleto Triquetra: O amuleto usado pelo amigo de John que morre Padre Hennessy e depois John passa para Angela  que o acaba deixando no carro se chama Triquetra, confundido com o Triskle/Triskele/Triskel, ele é usado para protecção, é um símbolo celta recheado de simbologia Rcunica que você já pode ter visto em algum site de Wicca, já que pode representar muitas coisas como a trindade, 3 estações do ano (primavera, verão e inverno), a deusa de 3 faces, perfeição, o infinito do universo, as 3 luas e muito mais.
Amuleto Triquetra
As medalhinhas:
Eu fiz uma procura sobre essas medalhas e embora não tenha ainda encontrado nada, desconfio que sejam medalhas hindus ou Indianas... se alguém souber deixe nas mensagens...

Espelho
Em certo momento John prende um demónio no espelho, isso tem muita relação com ocultismo, para muitos os espelhos servem como um portal para o plano astral, quando alguém morria em casa colocavam-se panos pretos nos espelhos para que a alma da pessoa não ficasse presa, também segundo alguns ocultistas os espíritos podem ser presos em espelhos. Também existe o costume no Japão das pessoas tamparem os espelhos com pano antes de irem dormir.
Imagem relacionada

Chão axadrezado  
O Xadrez simboliza a dualidade entre o Bem e o Mal, a escuridão e a Luz, vida e morte, a guerra entre Miguel e Satan, entre Balder e Lok, etc. A dualidade é um dos princípios do Hermetismo 
(Dualismo ou Polaridade).também muito usado pela maçonaria.


Botijas de agua:
Essas botijas de agua com cruz cravada, são agua benta serve como protecção e podemos vê-las junto as janelas  diversas vezes no filme...
Resultado de imagem para constantine filme

Água Benta: A água e a água benta são assuntos bem explorados no filme, a água é um elemento muito importante, e que de certo modo atrai as energias do ambiente para si, o próprio Jesus era chamado de a água viva (não no sentido animal), a água benta não só pode afastar criaturas nefastas como também pode curar, sempre ligada a Purificação, o baptismo cristão ocorre na imersão da pessoa na água.
Vemos John com as ampolas de água benta quando está no inferno e também muitos galões de água benta perto das janelas como visto a traz.
Resultado de imagem para agua benta em constantine

O Escaravelho na Caixinha: Na verdade deveria pode chamado de escaravelho ou Grilho, pois a  tradução correcta seria o escaravelho gritante... o escaravelho tem relação com os egípcios e remete á  protecção, e para eles era um símbolo sagrado e também de regeneração.
O cristãos também adoptaram-no como símbolo de regeneração, alguns padres e até um santo chamavam Jesus de "O Escaravelho Bom".
Resultado de imagem para besouro em constantine

O Computador Portátil 
Ângela chega  a casa e tem um laptop da Apple sobre a mesa, o símbolo da maça com a dentada é obviamente símbolo do pecado original 





















Elevador:
Numa das cenas Ângela diz a Constantine: "pare a porta, tu vais para baixo" e ele responde : Não se eu puder ajudar.... Na verdade Constantine referia-se ao ir a baixo como ir para o inferno ou ficar mal ... ele não fui completamente rude.















Gabriel asas negras 
Os anjos no geral tem asas brancas, Gabriel ao aparecer com asas negras á primeira vista não e bom sinal, concorda??? Ate mesmo vestindo o negro também.Nas restantes cenas as asas aparecem brancas...
Os Mestiços do filme são os Anjos caídos que foram lançados na Terra depois de serem expulsos do Céu. No Catolicismo, o Anjo Caído é um anjo que cobiçando um maior poder, acabou se entregando "às trevas e ao pecado." O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso. O Caído mais famoso é o próprio Lúcifer, também conhecido como Satanás/Inimigo. A ideia de anjos caídos fornece a explicação para a existência do inferno e de demónio na religião católica.
Resultado de imagem para constantine gabriel wings
Referencia aos Illuminati
Logo de seguida Gabriel em conversa com Constantine diz saber o que ele deseja e este responde: Continuas mantendo o teu Olho que tudo vê ?!











Na cena onde John e Ângela se encontram na Igreja: Existe um quadro enorme mostrando a cena da qual Jesus é perfurado pela lança do soldado Longinos.
Imagem relacionada 

As paredes forradas a alumínio
Bem na verdade ninguém tem falado muito disso, mas o alumínio protege o nosso cérebro de ondas exteriores e aqui por mais que eu vos fale seria entrar em outros assuntos que remete á psicanálise... ai fica a foto para que conferirem 









Quando o demónio ataca John: Antes do demónio aparecer John vê um corvo passando a sua frente voando.

Em algumas culturas o corvo era conhecido como sinal de mau agouro que algo ruim que viria a caminho muito na Europa antiga... ainda na mesma cena um letreiro da Chevy tem escrito "your time is  running out" que significa O teu tempo está a acabar...um rato passa na estrada que significa a concretização de algo...

Quando Constantine começa a tossir um caranguejo sobe a sua mão:
John tosse por causa do seu "cancro" e um caranguejo simboliza o signo câncer, sendo que este também significa 2 passos para a frente 1 para trás....  
Depois temos um demónio que se apresenta revestido por diversos insectos (Insectos de modo geral, são atraídos por energias negativas. São também sinónimo de morte, pois o corpo em decomposição atrai moscas que deixam larvas para eclodirem, e ao fazerem isso, criam vermes - sinónimos de podridão) e inclusive serpentes, que desde sempre se sabe o simbolismo, mas
para mim existe algo mais como os olhos reptilianos num demónio que da muito que pensar... ou não.  ☺
(ATENÇÃO TODOS OS ANIMAIS SÃO BONS)

No Bar de PaPa Meia Noite: podemos ver vários tipo de criaturas, pelo menos foi o que me a apercebi, e novamente se repararmos bem existe um desses supostos anjos a comer carne humana... referencia reptiliana novamente?? Você decide.

PAPA Meia-Noiteé um Bruxo Africano  ligado ao voodoo, embora isso não pareça, um olho mais atento vê Papa com uma boneca de voodoo na mão,  ainda podemos perceber que ele é intitulado de "Papa" e também por usar um chapéu e fumar charuto, muito habitual nas religiões africanas, fora as estatuetas que se apresentam sobre sua mesa.

O Escorpião de Papa Meia Noite:  é outro dos símbolos  Zodiacais que aparecem durante o filme, porém não consegui encontrar os mais nenhum. O Escorpião em seu pingente simboliza entre muitos mais:as influências da água e do fogo exercidas através deste signo de elementos opostos, pois Escorpião, um signo aquoso, é governado pelo planeta Marte. Esta é mais uma indicação das propriedades místicas de Escorpião e do papel que ele tem na regeneração que precede a iluminação. A última só pode ser realizada depois que os princípios água e fogo tiverem chegado a uma união harmoniosa.
Papa Meia-Noite
A Cadeira eléctrica do Meia Noite: foi usada para execuções, objectos que tiraram vidas podem possuir uma energia poderosa, e podem ser usados para diversos fins mágicos.
A cadeira é da Prisão Sing Sing foi a terceira prisão construída em Nova York conta com mais de 614 homens e mulheres...  Constantine vira a cadeira para o Leste, onde o sol nasce.

Baltasar o demónio: por incrível que se pareça eu não o consigo encontrar em dicionários de demónios, embora eu tenha lido algumas baboseiras de religiosos fanáticos  dizendo que se tratava de um filho de Baal ... Really !?!?!? Bem não posso comentar, mas prometo procurar saber sobre essa ave rara, Baltasar.

Aranha no copo: Na Idade Média consideravam-se as aranhas como insectos benéficos, trabalhadores e portadores de boa sorte. Ninguém ousava deitá-las para fora das suas casas já que que acreditavam que com as suas teias ficavam com o ar purificado. Tanto para os hindus como para o povo judaico, a aranha foi desde sempre um símbolo de trabalho, de amor e de prudência, castigando se quem destruísse uma das suas teias. Na medicina popular a teia da aranha tem a capacidade de estancar hemorragias e de neutralizar algumas doenças

Angela vê algumas inscrições nas laterais da porta de John: No passado a parte que era mais protegida nas casas eram as portas e janelas, eram comuns inscrições, ervas amarradas e outras coisas.
Vemos na lateral da porta o número 91, quem sabe seja referente ao salmo 91, que é referente a protecção de Deus

Resultado de imagem para besouro em constantine


Buda e Jesus: Um pouco antes dos demónios aparecerem podemos ver que um lado da rua onde aparentemente é uma igreja: "igreja do Sangue de Cristo", vemos muitas vezes escrito o nome de Jesus, até ai nada de interessante, fica visível por um bom tempo, mas se prestarmos atenção na rua a frente, escrito "Botânica Buda" e em baixo um desenho dele, de um lado Jesus e do outro Buda, um frente a frente .

O Gatinho: Os gatos são seres místicos e segundo os Ocultistas podem "andar" ver os dois mundos, físico e astral, John usa o gato e a água como condutora para ir para o inferno.
Os gatos ainda tem muitos outros significados místicos e eram muito adorados pelos egípcios, mais tarde na Europa medieval muito relacionados a bruxas e mortos na Inquisição . 
Resultado de imagem para imagens do filme constantine
Sobre Tempo no Inferno: John diz que 2 minutos no inferno duram uma eternidade, isso também é confirmado por pessoas que se protejam no plano astral, onde alguns dizem passar dias no astral enquanto ficaram apenas algumas horas dormindo, algumas vezes o tempo acaba sendo bem mais curto.
Embora John tenha se teleportado para lá, caso contrário não levaria as ampolas de água benta. Também os antigos diziam que 1000 anos na terra são equivalentes a 1 dia no Céu.
Resultado de imagem para relogio de bolso tumblr

O 666 : esse símbolo aparece como mensagem subliminar numa das paredes Bwoling...
O número 666 que aparece no Apocalipse, "Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis." , já foi motivo de muitos artigos escritos. Muitos estudiosos tentaram dar uma explicação foi uma prática de muitos que arriscaram associá-lo a pessoas desde o papa, até o presidente dos Estados Unidos. No meu modo de pensar, acredito que esta forma usada para fazer isso é um tanto forçada. Dar valor numérico às letras, depois somá-las; enfim, dá para se achar 666 em quase qualquer nome. Mas uma resposta assim formulada permanece no campo das hipóteses







A Bíblia infernal: Na verdade não existe uma, existe sim, um pequeno livro denominado de Bíblia Satânica, escrito pelo satanista Anton LaVey em 1969. Contêm uma colecção de ensaios, observações e rituais mágicos que formam a base do Satanismo de LaVey  e que enfatiza Satanás como o deus dos Satânicos... 

 Resultado de imagem para biblia inferno constantine


O abrir de olhos: a seguinte imagem demonstra a passagem de Ângela, das trevas para a luz, antes mesmo da banhoca vestida em que ela visita o inferno e explode com a banheira... heheeh

Quanto ao banho, eu não vou falar nada pois já esta tudo explicado, seus perversos...☺










A arma de John: Além das munições conterem várias coisas que "potencialmente" fazem mal a demónios como prata a arma é em forma de Cruz e montada de diferentes peças, mas não esqueça que esta arma assim como o bafo de dragão são meramente ficcionais foram elaborados apenas para o filme.
Resultado de imagem para imagens do filme constantine
A soqueira: Não é muito difícil de ver que a soqueira que John usa em Baltazar tem vários símbolos, o da cruz e também tem algumas outras inscrições em Latim, mais propriamente dito nomes de Deus, também em aramaico.
Não deve ser novidade para você que inscrições em objectos podem trazer "atributos" mágicos.
Curiosidade: Existem vários sites pelo mundo que vendem replicas dessa soqueira também conhecido com soco inglês.
Imagem relacionada

Diabo Vestindo Branco: existe uma frase que diz, o Diabo veste prada justamente por ter sido um anjo de Deus, ou seja na teoria ele não teria perdido o "habito" de anjo e lembrando que o Diabo com cornos, vermelho e com rabo comprido é mera criação da igreja baseado no deus Pan pagão .

Curiosidades:
As Orações: Sabia que as orações utilizadas no filme foram sempre em Latim? Pois é, desde a oração do Papa Meia Noite até mesmo o exorcismo que Constantine e Chaz fazem á  Ângela.

Nomes: Um dos Apelidos de John na banda desenhada é "O mago inglês" o mesmo de Aleister Crowley, se formos ver a soma do número das letras dos 2 primeiros nomes de ambos temos 15. 

JohnConstantine: 15
AleisterCrowley:15

E se somarmos 1+5 temos 6, lembra o 666 não é? Não é invenções esse modo de somar é muito usado e os escritores de banda desenhada como Alan Moore sempre põem significados ocultos nos nomes.

Imperador Constantino


John: Em português João, nome bíblico.
  
Constantine: Em Português Constantino, sobrenome do herói do filme, o nome do Imperador romano que supostamente se converteu ao cristianismo, imperador Constantino Magno ou Constantino, o Grande.
Outros nomes: Miguel, Angela, Balthazar, Gabriel, Isabel. É mais difícil encontrar um nome que não seja bíblico ou que não tenha um significado ligado a Deus.



Isabel a irmã gémea de Ângela - a detective, era uma médium poderosa que se suicidou e assim desencadeou a busca da verdade sobre os fatos espirituais que estavam acontecendo.
Isabel: significa "pura".E Ângela: "anjo".Pelo número do quarto de Isabel podemos obter a seguinte soma:"427"4+2+7 = 1313 é o número da carta da Morte no Taro. Logo a morte dela era algo previsível.


A Cadeira eléctrica do Meia Noite: A cadeira foi usada para execuções, objectos que tiraram vidas podem possuir alguma energia poderosa, e podem ser usados para diversos fins mágicos.
A cadeira é da Prisão Sing Sing foi a terceira prisão construída em Nova York conta com mais de 614 homens e mulheres... Ele vira a cadeira para o Leste, onde o sol nasce.


Resultado de imagem para constantine chair

Símbolo (tatuagens) que é formado quando John junta os braços:

Enxofre da Perfeição Enxofre dos Sábios
Muita gente ficou curiosa para saber qual o significado da tatuagem de Constantine, o símbolo é um símbolo Alquímico chamado "Enxofre da Perfeição", "Enxofre dos Filósofos", "Rei Vermelho Perfeito" o símbolo aparece na penúltima etapa de um processo alquímico.
O enxofre tem muita ligação com entidades ruins, isso porque supostamente o inferno tem muito enxofre, além disso se fala muito sobre o enxofre no filme e aparentemente John o usa a tatuagem para atrair Gabriel, a tatuagem é um símbolo alquímico do século XVII criado por Eugenius Philalethe, pseudônimo do alquimista Thomas Vaughan.

O símbolo que na realidade remete ao "Rei Vermelho" processo alquímico que representa o masculino (Enxofre) que seria unido com o feminino (Mercúrio).Embora eu acredito que quanto a Alquimia, a maior parte do seu simbolismo morreu com os verdadeiros alquimistas.
Speculum Veritatis














Mas, após ver uma das cenas cortadas do filme fica explicito que a tatuagem serve para levar as almas para o céu, por isso ele diz: "eu te ordeno a vires a luz", existe uma cena cortada que quando John e Angela encontram Beeman morto John faz a mesma coisa. Quem alugar o DVD pode ver as cenas cortadas e o director explicando, ou seja: o símbolo foi escolhido aleatoriamente.


Constantine Unindo os Braços

Mamon Demónio?
"Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro". Mamon representa o terceiro pecado, a Ganância ou Avareza, também o anticristo, devorador de almas, e um dos sete príncipes do Inferno. Sua aparência é normalmente relacionada a um nobre de aparência deformada, que carrega um grande saco de moedas de ouro, e "suborna" os humanos para obter suas almas. Em outros casos é visto como uma espécie de pássaro negro (semelhante ao Abutre), porém com dentes capazes de estilhaçar as almas humanas que comprara.
Mamon foi também citado na bíblia na época de Jesus "Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom"  Luc. 16:13 
e na verdade não há certezas de ser um deus, mas esta relacionado ao dinheiro e riquezas (coisas materiais), na verdade não tem nenhuma relação a Satanás, no filme ele é filho dele.

Embora alguns defendam que Mamon não foi um deus, apenas uma má interpretação bíblica em relação a palavra para "riqueza".



Gabriel: Teoricamente anjos não tem sexo, a aparência de Gabriel lembra isso no filme, por outro lado aparentemente é como se tivesse os 2 sexos, um lado do cabelo é curto outro lado é comprido.
No final Lucifer vai atacar Gabriel e diz: Perdeu a protecção?
Isso ocorre porque Deus tirou a protecção, é facto, mas um termo na bíblia se encaixa muito bem nessa parte: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, cap. XVI, v. 13.)"


As fitas: muitos devem se perguntar depois de ver o filme sobre essas fitas nos pulsos de Gabriel, bem é simples Gabriel esteve sempre por trás da tramóia de trazer Mamon ao nosso plano e como tal ele tinha de se manter perto de Isabela sem que ela desconfia-se dele assim ele se utilizava de outros pacientes dai as fitas.

Gabriel Tilda Swinton:


Observações: O filme e bom? Sim e muito bom no meu ponto de vista, mas podia ser melhor, muitas coisas no filme ficam a desejar mais info, infelizmente, mas tem imensas coisas boas como a mensagem de que fumar mata e que o suicídio não traz nada de bom... As coisas mais complicadas seria, as historias de Gabriel, Baltazar e do ajudante Chaz...quase esquecia que o papel do padre também ficou por esclarecer um pouco mais.
Na verdade o filme deu tantas voltas que muitas coisas ficaram apenas jogadas em pleno ar, mas pronto não deixou de ser um bom filme... Deixe o seu comentário  do que achou da nossa postagem e ainda do filme ...

Por: Emanuel GM


4 Comentários

  1. Quem seriam os híbridos que John fala? Aqueles ''metade anjo'' e ''metade demônio''?

    ResponderEliminar
  2. Excelente explicação!
    Muito bem elaborado!!!
    Saudações Emanuel ✨

    ResponderEliminar
  3. Excelente explicação!
    Muito bem elaborado!!!
    Saudações Emanuel ✨

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...