Significado Oculto das Cores

Qual o sentido existente na predileção de cada pessoa por determinadas cores?
Poderá influir em nosso futuro, o fatco de nos rodearmos de uma cor ou de outra?

Investigação sobre as cores

Hoje sabemos que a cor dos objectos depende da onda de luz que reflectem, mas até meados do século XVII, a natureza das cores permanecia sendo um mistério insolúvel. A primeira investigação sistemática se deve à Isaac Newton, que por volta de 1648 conseguiu decompor uma face de luz clara e tornar a recompo-la mediante um sistema de lentes invertidas. Era a primeira vez que se realizava esta operação e dela Newton deduziu (que naquela época contava então com pouco mais de vinte anos) que o espectro das cores do arco-íris, já se encontrava dentro do primitivo raio de luz. No século XX, a Psicologia deduziu importantes consequências sobre a influência das cores no comportamento humano, coincidindo no essencial, com o que tradicionalmente veio ensinando o ocultismo.

Cor e Religião

Antigamente a cor era tida como representação das forças naturais, de forma que o vermelho era a representação do fogo, o amarelo era o sol, o verde reflectia a folhagem da primavera e o azul era o reflexo do céu e do mar. Mais tarde, as diversas religiões, começaram a identificar as cores com suas divindades. Assim começou a importância do ouro, sempre símbolo do Ser Supremo. Seguindo este costume, os cristãos representaram a Virgem de branco e azul e hoje, exclusivamente na Espanha e no Peru, vestem-se desta cor os oficiantes da cerimónia que se celebra nos dias da Imaculada Conceição. Igualmente se concedeu ao vermelho, preto e amarelo enxofre, o triste significado das coisas diabólicas. Os imperadores romanos viram no púrpura o símbolo do poder, tradição que seguem prelados e cardeais.

Com que pode contribuir-nos a colorologia, e como servir-nos dela?

O ideal seria podermos conhecer a cada momento o cromatismo da aura de cada pessoa, analisar a cor predominante em determinado instante que vem a ser a prolongação de nosso estudo da Anima.
Lamentavelmente, apenas poucas pessoas podem ver (sem o uso do Kirliam) a cor de uma aura e por isso devemos nos contentar em fazer uma análise baseada nas cores favoritas de cada um. Mas leve-se em consideração que a preferência não só muda ao longo da história, senão que se modifica geralmente em cada indivíduo pelo simples transitar dos anos. As crianças geralmente preferem as cores mais vivas e chamativas, que depois vão moderando à medida em que crescem. Por essa razão, a resposta da colorologia não pode ser válida a longo prazo. Serve apenas para indicar o estado de ânimo de um momento que durará tanto quanto nossa preferência pela cor que tenhamos escolhido. Claro que será difícil que exista uma preferência exclusiva por uma determinada cor, geralmente ocorrendo a tendência a várias e então, haverá que analisar os diversos matizes e tendências, dando prioridade à cor predominante entre as escolhidas.

Vermelho

É a mais forte das cores e seu grande impulso ativo a faz predominar onde se encontra misturada à outras, impondo seu significado de firmeza e bravura. Em sentido negativo indica vingança e não ferocidade como normalmente se pensa. Dá sempre idéia de grande vitalidade que, ocasionalmente, pode redundar em excessos.
As tendências próprias do vermelho são: a paixão, o impulso, a resistência, proporciona valor, alegria de viver e amor à aventura. Por isso, aqueles que o preferem ou se sentem identificados com ele, devem saber controlar-se para que não se vejam exaltados por um excesso de vitalidade que lhes possa resultar fatal.

Castanho

É um forte matiz do vermelho, que demonstra vigor acompanhado de grande fortaleza do espírito.
As pessoas dominadas por esta cor, costumam estar cheias de grandes projectos para realizar empresas grandiosas. São pessoas providas de um enorme espírito de luta, que, costuma colocar-se em evidência, especialmente quando se choca com obstáculos que o coloca em clara desvantagem, ou em ocasiões em que se vê totalmente diante à uma adversidade, a princípio insuperável.

Magenta

É a tendência mais optimista e possessiva das tonalidades derivadas do vermelho. Reflecte uma pessoa desejosa, não de lutar, mas de chegar ao cume antes de qualquer outro competidor, ainda que para isso tenha que utilizar meios reprováveis. Trata-se de pessoas dispostas a competir e desafiar à todo o mundo, com enormes ânsias de êxito. Seu aspecto activo não se limita à área física, senão que demonstra igualmente uma grande agressividade no campo mental, acarretando esforços que seriam impossíveis à outros, especialmente pelo teor de sua obra.
Seu grande defeito é possuir uma natureza excessivamente volúvel que o leva a exigir demais por parte dos outros ao seu redor, sem parar para pensar na consequências, nem deter-se muito para verificar do que é capaz cada um.

Escarlate

É a tonalidade mais apaixonante do vermelho e como tudo apaixonante, pode produzir, desde a natureza mais agradável, exemplo de um modelo de virtudes, até o ser mais abominável e recusado pela totalidade de todos os que o rodeiam. Não existe meio-termo naqueles que se relacionam com esta tonalidade. Ou farão inveja à seus amigos, convertendo-se em líderes inatos por suas qualidades e simpatia, ou então, ficarão sós, amargurados e abandonados por seus inúmeros defeitos e pela complexa incapacidade para identificar-se com o resto das pessoas.

Rosa

É uma tonalidade que demonstra mais amor que afeto. Trata-se de naturezas inclinadas a servir ao próximo, que se entregam totalmente e sentem grandes desejos de voltar-se em auxilio dos outros, porém, mais por verdadeiro masoquismo do que por verdadeiras ânsias de cooperação. Quiçá sua última motivação não seja o resultado final, senão mais um fato de oferecer-se, quase em sacrifício, daqueles a quem necessitando-os ou não, os cercam.

Laranja

Representa às pessoas extremamente altivas e que possuem grandes doses de confiança em si mesmas, tanto que quando entram em um local, acreditam que todos a estão olhando. Não obstante estejam revestidas de boas maneiras, costumam ser pessoas capazes de impressionar aos demais, razão pela qual se lhes atribui um êxito enorme em tudo o que implique relações públicas, como o palco e a política.

Esmeralda

É um verde muito vivo, no qual a adaptabilidade própria dos verdes se transforma em desejos de aventura. Participa de todo o forte vigor próprio do vermelho. Costuma caracterizar as pessoas de caráter muito forte, íntegras e insubmissas, que sabem fazer com que as situações se ajustem às suas necessidades, tirando o maior proveito daquelas que se ponham a seu alcance, sem que por isso façam mal ao próximo. São pessoas independentes, cuja determinação lhes faz parecer simpáticos aos olhos dos demais, mas cuja manifestada individualidade costuma acarretar-lhes muito poucos afetos sinceros e desinteressados. Desgraçadamente costumam ser pessoas que jamais encontram o amor, que desejam permanece solteiras, sendo o tio ou tia preferido dos filhos de seus familiares e amigos.

Oliva

É uma tonalidade opaca e pálida do verde e como todas as cores fracas, costuma ser uma vibração claramente negativa, em contraste com o brilhante verde limão. Geralmente define as pessoas que evitam questões, buscando desculpas para seus fracassos e procurando sempre evadir-se de suas responsabilidades. Dificilmente se pode esperar ajuda de uma pessoa influenciada por esta cor, que geralmente é um indivíduo evasivo, com dificuldades de comunicação pela sua inata carência de aptidões comunicativas.

Maçã

É o mais esperançoso dos verdes, cheio de simpatia, vontade de ajudar e agradar aos demais. Sempre feliz e desejoso de uma vida o mais agradável possível, cercado de gente contente e alegre, que geralmente costuma disputar sua companhia. É a alma das reuniões e festas, procurando sempre agradar aos demais e fazendo-os rir a cada momento.
Seu único defeito é que se deixa levar por um excesso de romantismo, que pode fazê-lo perder a visão da realidade.

Verde

É a cor da Natureza, fazendo com os que se sentem atraídos por ele, pessoas sentimentais e muito simpáticas, facilmente adaptáveis às circunstâncias que os rodeiam. Mas devem evitar deixar-se levar por uma fraqueza latente que sempre se acha a espreita e que pode conduzi-los a um excesso de auto-compaixão, especialmente quando se encontram a meio caminho do triunfo, onde costumam desculpar-se culpando aos demais daquilo que somente é responsabilidade de si mesmos.
É uma cor diametralmente oposta ao vermelho. Demoram muito em zangar-se e raramente chegam a encolerizar-se. Sua característica primordial, é a moderação em todas as ações. Como a Natureza costumam ser firmes e imutáveis, incapazes de submeter-se ante a desgraça e impondo constantemente seu grande espírito de determinação, cheio de serenidade.

Amarelo

É uma cor que goza de muito má fama, quando na realidade não deveria tê-la. Suas características se tornam mais apreciáveis à medida que se intensifica, sendo melhor quanto mais viva se refletir. Se tiver uma leve inclinação ao laranja, implica grande inteligência. O tom dourado é símbolo permanente da realeza. É uma cor a qual os místicos orientais atribuem o poder de vencer todos os males e afastar todos os perigos.

Verde mar

É o tom mais escuro e forte dos verdes e por isso, implica certa ofuscação de propósitos, que podem facilmente produzir com que a inveja prevaleça sobre as restantes características do indivíduo. Também é propenso a astúcia, que mal dirigida e desprovida de qualquer prudência, pode resultar extremamente contraproducente.

Azul

É a cor da sensibilidade, misturada muito freqüentemente com a fé e que faz aqueles que se identificam com ela, a comportarem-se com tais ânsias de ficar bem ante os que o rodeiam, que às vezes podem, inclusive, chegar a comportarem-se mal, precisamente por seu fervor exagerado.
Todo mundo sabe que o azul do céu e do mar é infinitamente variável e isso é uma característica a mais da personalidade dos que são dominados por esta cor, cuja atitude mais negativa é a inconstância. Por isso lhes é recomendável concentração em tudo que empreenderem, encarar seus desempenhos com mais profundidade e sobretudo, tomar com mais carinho, tudo que fizerem.

Celeste

É a cor da generosidade, a preferida de todas aquelas pessoas que decidem afastar-se da vida mundana para dedicar-se ao bem e às causas mais nobres. É o azul em sua mais etérea tonalidade. Realça todas suas qualidades, supõe um desprendimento absoluto do eu para alcançar níveis que só aos eleitos estão reservados. É a cor que com mais dificuldade se encontra na aura humana, denotando a raridade com que aparecem neste mundo, pessoas capazes de desinteressar-se por si mesmas e encontrar a felicidade no bem-estar alheio.

Marinho

É um tom escuro que denota fortaleza, mas tendendo muito ao preto, poderá ser símbolo de auto-suficiência. Geralmente, e em seu cromatismo próprio, significa fidelidade no amor, constância em todas as tarefas e confiança, não só nos outros, como também digno da confiança alheia.
Trata-se de uma cor própria para as associações e os esforços em comum. Quem se sete atraído por ele, estará constantemente cercado de amigos e será precisamente então, quando o marinho dará tudo que leva dentro de si mesmo.

Índigo

Esta cor também é conhecida pelo nome de anil, proporcionada pelo corante orgânico que leva seu nome e que na antigüidade foi incrivelmente caro e particularmente apreciado por sua resistência à luz. Representa devoção e afeto, dividindo com o celeste o mútuo desejo de colaborar e ajudar os demais. Contudo, nela podem ser encontradas caprichosas características que a distingue da anterior. Como todas as demais tonalidades azuladas, são pessoas amantes da Natureza, especialmente do mar. Junto ao qual sabem encontrar a paz de espírito que lhes carece em zonas fechadas e dentro das grandes cidades.

Violeta

Representa a grandeza e tudo o que nesta vida se tem por importante. Não é uma cor fácil, como não o são as pessoas que o escolhem. Costumam mostrar-se auto-suficientes, demonantes em excesso, preferindo o ritual antes que o assunto direto e são extremamente dados ao protocolo, demonstrando um desapego absoluto pelo profano e procurando sempre que o ordinário, cotidiano e rotineiro não chegue a influenciá-los. Tratarão sempre de que sua opinião prevaleça, sem importar-se demais que a razão esteja ou não consigo. Recusarão todo tipo de críticas sem sequer buscar qualquer justificação para sua conduta, pois no fundo, pensam que são superiores aos demais e que o resto dos mortais, não têm direito a julgá-los.

Púrpura

É o matiz próprio da realeza, sendo-lhe aplicável tudo que foi dito em relação ao violeta, em grau superlativo. Sua capacidade para considerar-se superior aos demais carece de qualquer limite. Só permitem ser comparados aos deuses, de quem se consideram uma prolongação, que foi castigada ao passarem uma temporada neste vale de lágrimas que, certamente não consideram à sua altura.
Só conseguem êxito naquilo que desejam que saiba comportar-se a altura do que se pudesse esperar deles. No caso de chegarem onde se haviam proposto, mudarão radicalmente na forma de encarar as coisas, pois já as contemplam desde cima e se haverão distanciado do resto do gênero humano, que parece ser o que realmente lhes agrada.

Branco

Tem sido considerado sempre o símbolo da pureza, contudo as pessoas influenciadas pelo branco se caracterizam por Ter uma mente isenta de complexidades. Trata-se mais de uma tonalidade neutra que depende muito das circunstâncias que rodeiam o sujeito e muito especialmente das cores que a acompanharem. Sua característica primordial será sua desesperante concentração pelos detalhes, por mínimos e poucos importantes que pareçam. Neste sentido costumam ser pessoas que dificilmente estão plenamente satisfeitas, porque quase nada as deixa contentes, mostrando-se muito pouco compreensivas das circunstâncias que ocorrem com as pessoas que os rodeiam.

Cinza

É o tom da incerteza. Desde o cinza claro, que indica temor, até o mais escuro, símbolo do Egoísmo, passando pelo intermediário, que pressagia temeridade, trata-se sempre de uma cor extremamente enganadora. As pessoas incluídas nesta cor parecem ser conformadas e demonstram uma atitude passiva ante os acontecimentos, que costuma resultar fictícia, porque sempre estão à espreita para saltar na menor oportunidade que se apresentar. Revestem-se de uma falsa modéstia que lhes é imposta pelas circunstâncias, com a qual raramente estão conformadas. Tudo isso poderia ocasionar um ressentimento profundo daqueles que se consideram fracassados de algo que não são culpados e dos que costumam culpar as circunstâncias e aos demais que os rodeiam.

Preto

É a cor do luto e da pobreza, por isso, sendo considerado triste. É também da formalidade e convenção, proporcionando dignidade sem que isso represente falso orgulho. É a mais poderosa de todas as cores, aplacando todas as demais, virtude pela qual é acusada de uma certa displicência e de excesso de poder, com toda razão e contra as quais se deve lutar.
Entre as pessoas que a escolhem costumam predominar os juizes e legisladores que, se não são levados pelos defeitos mencionados anteriormente, costumam ser exemplos de preclaros jurisconsultos pela sábia e sóbria moderação, assim como por seu controlado equilíbrio.
Seu único defeito será sempre a falta de alegria, que lhes fará parecer como personagens entorpecidos e carentes do menor sentido de humor, ainda que tenham um fundo diferente que, contudo, lhes é muito difícil de transmitir aos demais.

Dourado

Não é uma cor natural, mas sim, sobrenatural. Aparece sempre como símbolo da realeza ou referente ao mundo mágico. É princípio e fim da alquimia e da pedra filosofal, aparece sempre na cabala e com ele se realizam os arabescos que enfeitam os aposentos das estórias das 1001 noites, sendo sinônimo de dinheiro.
Expressa a essência e providência do Espírito Divino, mas tem sido confundido freqüentemente, por infelicidade, com a própria divindade.
Por apropriarem-se de seus reflexos cometeram-se os maiores crimes e erros da história e quem cair sob sua influência deverá estar alerta constantemente para não deixar-se dominar por seus raios.Bibliografia:
AS CIÊNCIAS PROIBIDAS

0 Comentários