Professor teria sido demitido por perseguição religiosa em escola católica no RS

La Salle Pão dos PobresA escola católica La Salle Pão dos Pobres, localizada na Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS), teria demitido o professor de história, Giovanni Biazzetto, no dia 17 de maio, por ele não estar compatível com o conteúdo doutrinário e religioso, pregado pelo colégio. O Conselho Tutelar de Porto Alegre está analisando o caso. Uma professora de filosofia pediu demissão em solidariedade ao colega.

A assessoria de imprensa da instituição de ensino disse, em nota, que o professor foi demitido devido às questões técnico-pedagógicas.
Alunos e pais, no entanto, protestam nas redes sociais pela saída do docente. Foram esses que encaminharam uma denúncia ao Conselho Tutelar, que investiga o caso. Os responsáveis pelas crianças declararam também que elas são obrigadas a iniciar os estudos matinais com uma oração católica. Além disso, vários conteúdos pedagógicos são vinculados a dogmas e normas religiosas como forma de aprendizado.
“A alegação subjetiva para a demissão é difícil de ser contestada. Mas os depoimentos podem esclarecer muitos fatos e até sustentar uma ação administrativa contra a escola, que pode ser constrangida a voltar atrás”, explicou o conselheiro Cristiano Aristimunha à reportagem do UOL. A rescisão do contrato do professor de história foi concretizada na segunda-feira (3).
A perseguição religiosa teria começado, após o colégio ter uma nova direção, comandada pelo irmão Ollir Facchinello, desde janeiro deste ano (2013). Ele estaria alterando a forma com que a doutrina é transmitida aos alunos e, segundo o novo diretor, “quem não é suficientemente cristão não serve para a escola”.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que a educação religiosa é facultativa e deve se restringir a disciplina específica oferecida pela escola. A lei completa que deve ser assegurado o respeito à diversidade e fica vedada “qualquer forma de proselitismo religioso” no conteúdo pedagógico, mesmo em estabelecimentos particulares.
No site da La Salle Pão dos Pobres, a instituição se apresenta como uma escola que tem como “missão prioritária atender alunos que provêm de ambientes economicamente empobrecidos. [...] Acreditamos que a escola tem por finalidade oferecer uma educação que de fato seja de qualidade, pois só assim, ela poderá ser instrumento de promoção de uma vida mais digna e humanizadora. Qualidade aqui, numa perspectiva humana e cristã, não significa engrossar os discursos e práticas que vivem na perspectiva da competição, em que apenas alguns têm acesso à cidadania. Entendemos e nos esforçamos para garantir uma educação libertadora, visando o crescimento integral do educando, para que este seja agente transformador do meio em que vive”.
Cerca de 70% dos estudantes do Pão dos Pobres têm bolsa parcial ou integral e isso estaria sendo usado pelos funcionários para impedir as reinvindicações dos alunos, após a demissão dos professores.

0 Comentários